segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aula 02 - NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

Texto Base: João 1:29-33; Romanos 8:911,14,15

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”(Mt 3:16).

INTRODUÇÃO

A Bíblia dá-nos conta de que o Espírito Santo é, dentre as Pessoas da Trindade, aquela que atua diretamente no interior do homem e que zela pela Igreja do Senhor enquanto ela se encontra na dimensão terrena, ou seja, é a Pessoa da Trindade que acompanha o cotidiano, o dia-a-dia do cristão. Portanto, conhecer a pessoa e a obra do Espírito Santo é, simplesmente, termos conhecimento de como Deus orienta e guia o nosso relacionamento com Ele, relacionamento este tornado possível pelo perdão dos nossos pecados mediante o sangue de Jesus. Nesta aula, conheceremos alguns nomes e símbolos do Espírito Santo. De acordo com o pastor Eurico Bergsten, “por meio dos símbolos do Espírito Santo podemos focalizar importantes detalhes sobre a sua pessoa e sua obra. Através desses símbolos vemos salientadas a limitação humana e a absoluta dependência que temos da operação do Espírito Santo”(Introdução à Teologia Sistemática, CPAD, pg 103).

I. A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO

Os diversos nomes do Espírito Santo que as Sagradas Escrituras revelam, demonstram a pluralidade de ação exercida por Ele, na e através da Igreja. Eles nos oferecem chaves para entendermos a sua pessoa e obra. O autêntico cristão não se contenta em apenas conhecer o Espírito Santo teoricamente; esforça-se em alcançar uma experiência real com Ele e valoriza a sua obra, cônscio de sua posição de Agente divino que inclui o crente no Corpo de Cristo e confirma a veracidade das Escrituras.

O cristão autêntico tem o Espírito Santo - “... se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”(Rm 8:9), e tudo o que acontece em sua vida é direcionado por Ele – “...todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”(Rm 8:14). Tal direcionamento não depende do grau de consagração dos convertidos ao Espírito Santo, mas do relacionamento iniciado no momento da conversão.

Vejamos, a seguir, alguns nomes do Espírito Santo.

1. O Consolador. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; as vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”(João 14:16,17).

A palavra “Consolador”, do grego “parakletos”, quer dizer alguém convocado ao lado do outro para ajudar. É também traduzida como Advogado(1João 2:1). O Senhor Jesus é nosso Advogado ou Auxiliador, e o Espírito Santo é “outro Consolador”, não outro de um tipo diferente, mas outro de natureza semelhante. O Espírito Santo estaria sempre com os cristãos. No Antigo Testamento, o Espírito Santo descia sobre os homens em vários tempos, mas muitas vezes os deixava. Agora, Ele veio ficar para sempre.

2. O Espírito da Verdade. “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós"(João 14:17). "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras"(João 16:13).

A verdade é um atributo de Deus. Sua palavra será sempre válida. Neste sentido, o Espírito Santo faz oposição a Satanás que é o pai da mentira, guiando o servo de Jesus no caminho que deve andar. O Espírito Santo é alguém em que se pode confiar cegamente, e depositar-se em suas mãos; alguém a quem se pode consultar como a uma fonte inesgotável de saber. O Espírito Santo é o único que pode mostrar o caminho ao pecador, o único que pode orientar e ensinar com autoridade.

3. Espírito de Graça. "de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?"(Hb 10:29).

O apóstata será considerado merecedor de mais severo castigo, pois seu privilégio foi maior. A gravidade de seu pecado é mostrada nas seguintes acusações: (1) tornar-se culpado de pisar Jesus Cristo, tratá-lo com desprezo e menosprezar sua vida e morte; (2) ter o sangue de Cristo como indigno da nossa lealdade; e (3) insultar o Espírito Santo e rebelar-se contra Ele, o qual comunica a Graça de Deus ao nosso coração.

Além do mais, o apóstata ultrajou o Espírito da Graça. O Espírito de Deus o tinha iluminado com relação às boas-novas, convencido do pecado e apontado para ele Cristo como o único refúgio da alma, mas ele ultrajou o gracioso Espírito, desprezando-o completamente, e também a salvação que ele ofereceu.

Tenhamos cuidado, pois, sem o Espírito Santo dificilmente haverá a salvação do ser humano, pois é Ele quem nos conduz ao arrependimento; é Ele quem convence o ser humano do pecado, da justiça e do juízo(João 16:8).

4. Espírito de Vida. “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”(Rm 8:2). Vemos aqui duas leis ou princípios opostos. O princípio característico do Espírito Santo é dar poder aos cristãos para a vida de santidade. O principio característico do pecado é arrastar a pessoa para a morte. É como a lei da gravidade. Quando lançamos uma pedra para o alto, ela volta, pois é mais pesada que o ar que desloca. Um pássaro também é mais pesado que o ar, mas pode voar. A lei da vida no pássaro supera a lei da gravidade. Assim também o Espírito Santo provê a vida ressurreta do Senhor Jesus e liberta o cristão da lei do pecado e da morte.

II. OS SÍMBOLOS BÍBLICOS

A Bíblia (a Palavra de Deus) é rica em linguagem simbólica. Essa linguagem era usada para ajudar ou atrapalhar a compreensão das pessoas, dependendo das circunstâncias e da pessoa a quem se dirigia a palavra em questão. Para se compreender os símbolos é necessário interpretá-lo dentro do seu contexto de origem. Dentre estes símbolos, temos alguns que denominam as funções da Bíblia na vida do homem, como:

a) Luz. Quanto mais luz você colocar em um ambiente escuro, mais claro ele se tornará, assim também quanto mais a Palavra de Deus tiver em você, mais a luz de Deus brilhará em sua vida - "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119:105).

b) Mel. O mel que revigora e dá prazer ao seu paladar, assim também é a palavra de Deus - "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”(Sl 119:103).

c) Alimento. Assim como nossa carne precisa do alimento sólido para se manter, precisamos da Bíblia como nosso alimento espiritual:

1Pe 2:2 - "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação".

Mt 4:04 - "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".

João 6:51 - "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”.

João 6:63 - "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

d) Fogo e Martelo. O ouro na Bíblia tipifica a pureza de Deus, assim como o ouro é purificado pelo fogo, nós também somos "queimados" pela palavra de Deus, para que nossas impurezas sejam retiradas - "Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?"(Jr 23:29).

e) Água. Antigamente, as roupas eram lavadas em tanques de cimento, com ondulações, e depois enxaguadas no mesmo tanque; quanto mais enxaguada é a roupa, mais ela saia limpa do tanque. Assim também devemos ser mais e mais "enxaguados" pela palavra de Deus, para que sejamos limpos de toda sujeira adquirida no passado, e no dia a dia em que vivemos - "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra"(Ef 5:26).

f) Chuva. A chuva simboliza a palavra que rega e nos traz vida - "Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva"(Dt 32:2).

g) Espada. Nossas juntas e medulas são as partes mais difíceis de se separar, mas a Bíblia é comparada a uma espada que pode dividir juntas e medulas, ou alma e espírito, isso que dizer que, através da Bíblia, nós adquirimos o discernimento espiritual para sabermos se estamos agindo em nós mesmos, ou seja, seguindo a nossa carne e o desejo da nossa alma, ou se estamos agindo segundo a vontade de Deus, revelada a nós através de sua Palavra em nosso espírito - "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração"(Hb 4:12).

h)Sapato. Assim como nossos pés são protegidos pelo sapato de toda sujeira, pedras e objetos cortantes que encontramos em nosso caminho, nosso caminhar (proceder), é protegido pela palavra de Deus - "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz"(Ef 6:15).

III. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

Na Bíblia, os símbolos são usados para representar uma entidade real. Isto faz parte do conceito bíblico de aprendizagem e compreensão. No caso de Jesus, por exemplo, Ele é comparado a um pastor, um cordeiro, um leão, uma porta etc. Através destes símbolos compreendemos a sua pessoa e obra. Com relação ao Espírito Santo, cada símbolo destaca algum aspecto de Seu caráter infinitamente glorioso e de Sua obra. Embora seja representado por símbolos, o Espírito Santo é uma Pessoa. Sendo Pessoa, tem personalidade, ama, sente, pensa, dirige e faz parte da Divindade triúna. Os símbolos mais conhecidos analisados nesta aula são: Fogo, Água, Selo, Pomba, Óleo e Vento. Estes símbolos ilustram a obra e os ministérios que o Espírito Santo desenvolve no relacionamento do Céu com a Terra.

1. Fogo. O fogo é um dos símbolos do Espírito Santo. No Tabernáculo, havia fogo continuamente no Altar do Holocausto - “O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará... O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará”(Lv 6:12-13). Havia fogo continuamente no Altar do Incenso - “E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando põe em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso continuo perante o Senhor pelas vossas gerações”(Êx 30:7-8).

O Altar do Holocausto fala da nossa consagração e entrega para servir ao Senhor; o Altar do Incenso fala da nossa vida de oração, de adoração a Deus. Não é sem razão que este Altar estava colocado no lugar Santo, porém, em frente a Arca, da qual estava separado apenas por um véu. A Arca é símbolo da presença de Deus. A presença do fogo em ambos os Altares significa a impossibilidade de uma entrega ao serviço de Deus e de uma vida de oração, consagração, adoração, sem estar cheio do Espírito Santo. Por isto Paulo recomenda: “...enchei-vos do Espírito”(Ef 5:18). O Incenso precisa ser queimado pelo fogo para que a fumaça possa subir. Talvez por esta razão é que Paulo diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da Redenção”(Ef 4:30). Uma das coisas que entristece o Espírito Santo é conformar-se, ou estar de acordo, ou identificar-se com o mundo. Por isto Paulo aconselha: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Rm 12:2).

A Renovação Espiritual do Crente passa pela necessidade de incenso, muito incenso sobre o Altar, e de fogo, muito fogo para que uma coluna de fumaça, continuamente suba até o Trono de Deus. O incenso tinha que ser renovado, diariamente, no Tabernáculo e no Templo. Hoje, cada crente é o próprio Tabernáculo e o próprio Templo, no qual Deus, na pessoa do Espírito Santo, habita. Há incenso em nosso Altar? Há fogo para queimá-lo? Em não havendo, ou havendo de forma insuficiente, então, faz-se necessário uma renovação espiritual. PENSE NISSO!

2. Água, rio (João 7:38.39). O Senhor Jesus afirmou: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d`água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”. Após a leitura deste texto chegamos as seguintes conclusões:

a) Jesus compara o Espírito Santo a água.

b) Como a água é essencial a toda forma de vida, não pode haver vida sem a água. Usando o mesmo princípio, também não há vida espiritual sem a presença do Espírito Santo.

c) Derramar água em um terreno seco produz crescimento. No Nordeste do Brasil, é comum a existência de regiões secas. A vegetação simplesmente desaparece. O verde some e a vista é triste. Porém, quando vem a chuva, tudo floresce de repente. O verde aparece, a vida ressurge e a paisagem muda. O mesmo acontece com vidas ressequidas sem a presença do Espírito Santo. Porém, quando Ele vem ao coração daquele que O recebe, tudo muda.

3. Selo (2Co 1:21,22; Ef 1:14). A Bíblia nos afirma que o Espírito é o selo da nossa redenção (ler 2Co 1:22;5:5; Ef 1:14). Como todos sabemos, o selo é um símbolo, é um sinal que representa a garantia de um documento, que confirma a sua autenticidade, que confirma a autoridade de alguém(Gn 38:18;.Jr 22:24). O Espírito Santo é, portanto, a garantia que temos de que somos salvos. Quando o Espírito está conosco, dirigindo-nos, dando-nos orientação, testificando de nossa condição de filhos de Deus, temos a certeza de que estamos nas mãos do Senhor e de que ninguém de lá pode nos arrebatar (João 10:28).

É importante observar, aqui, que este selo da redenção está presente na vida de todo e qualquer salvo, mesmo os que não são batizados com o Espírito Santo. Há um costume antigo, entre os pentecostais, de chamar o batismo com o Espírito Santo de "selo" e os batizados com o Espírito Santo de "selados", mas não confundamos esta nomenclatura que surgiu no meio do povo pentecostal com o texto bíblico de Ef 4:30, que se refere a todos os salvos, pois o Espírito Santo é a garantia da redenção, ou seja, da salvação, para todos quantos creram em Jesus como Senhor e Salvador, ainda que não tenham sido revestidos de poder.

4. Pomba. Foi em forma corpórea de uma pomba que o Espírito Santo desceu sobre Jesus(Mt 3:16). É o símbolo da agilidade e das boas notícias. Foi uma pomba que deu a Noé a boa notícia da recriação(Gn 8:8-12). Este animal não tem fel, ou seja, não produz amargura; um animal que tem espantoso senso de direção; um animal que apresenta grande resistência; um animal simples; um animal que passou a ser valorizado pela sua beleza decorativa. Todas estas caracteristicas mostram algo do Espírito Santo: é doce, nunca produz amargor, que resiste juntamente com a Igreja e impede a manifestação do Anticristo até a vinda do Senhor para arrebatar a Sua Igreja, que é valorizado por aqueles que passam a ser a Sua habitação, que adorna a Igreja do Senhor com dons espirituais.

5. Azeite. O azeite é um dos símbolos do Espírito Santo, e Ele ainda se encontra entre nós, e conosco. É tempo de “comprar” azeite, pois depois da meia-noite não haverá mais Azeite -“Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo...”(Mateus 25:7-10). As Virgens Loucas representam os crentes não salvos, aqueles que abraçaram o Evangelho como se fosse uma religião. Aqueles que mudaram de religião, mas que não mudaram de vida. Estão na Igreja, são batizados nas águas, são parecidos com os verdadeiros crentes, mas, não têm vida espiritual, porque não têm Azeite. É interessante observar que elas não tendo conseguido o Azeite, por empréstimo, junto às Virgens Prudentes, foram comprá-lo. Isto me faz pensar duas coisas: elas sabiam onde poderiam “comprar” Azeite; elas tinham condições, ou o “dinheiro” necessário para pagarem o preço requerido. Assim, se não tinham Azeite em suas vasilhas, foi por pura negligencia, mesmo! Elas tiveram tempo, pois, o esposo tardou a chegar; elas sabiam que havia Azeite disponível para ser adquirido; elas tinham condições para poder adquirir. Para que não incorramos no erro das Virgens Loucas, Paulo nos adverte, dizendo: “... enchei-vos do Espírito”(Efésios 5:18). Isto é para ser feito antes da “meia-noite”.

6. Vento. O vento não é visível, não sabemos de onde vem nem para onde vai. Entretanto, embora seja invisível seus efeitos são evidentes.

a) O vento não é propriedade de ninguém – “O vento assopra onde quer...”(João 3:8). Ele não respeita fronteiras. Não pede licença para entrar. Estando aberto, ele entra. Ninguém pode controlar o Espírito Santo. Ele assopra onde quer. Ninguém é dono do Espírito Santo.

b) O vento movimenta as águas. Não havendo vento as águas ficam paradas. Sem a operação do Espírito Santo, tudo fica parado, quieto. O pecado estando nas vidas, o diabo fica sossegado. Só o Espírito Santo pode movimentar as águas.

c) O vento limpa as árvores – as folhas secas ou murchas, os galhos secos, os frutos podres, tudo cai quando sopra o vento. Quando o Espírito Santo opera, a nossa vida fica limpa.

d) Quando não há vento, a gente fica sufocado pelo calor. Uma brisa suave é refrescante. Quando estamos sendo sufocados pelo calor das lutas e o Espírito Santo desce sobre nós, todas as tensões ficam aliviadas.

e) É o vento que ajunta as nuvens para que a chuva possa cair. Sem vento não haverá chuva. Sem a ação do Espírito Santo não cairão as bênçãos do céu. Ainda mais, os ventos limpam os céus, dissipando as nuvens negras. O vento espalha o odor das flores. O vento leva o pólen que fecunda as flores. O vento pode ser sentido, mas não explicado. O homem não pode dirigir o vento. O vento pode ser suave como uma brisa ou poderoso como um furacão. Por isto, ele é um símbolo do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

Damos graças a Deus porque conhecemos melhor a obra e a Pessoa do Espírito Santo por meio dos nomes e símbolos apresentados nesta aula. “É difícil sugerir que um dos títulos[nomes] ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante que o outro. Tudo que o Espírito Santo faz é vital para o Reino de Deus. Há, no entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo quanto se tem dito a respeito dEle até agora não passa de palavras vazias: o Espírito Santo é o penhor que garante nossa futura herança em Cristo. Em quem[Cristo] também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória”( Ef 1:13,14). Qual a garantia oferecida pela operação do Espírito Santo em nossa vida e na vida da Igreja?(veja 2Co 5:1-5)”(Horton, Stanley M. – Teologia Sistemática: Um perspectiva Pentecostal, CPAD).

---------

Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. E-Mail: luloure@yahoo.com.br. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com/


Referências Bibliográficas: William Macdonald – Comentário Bíblico popular(Novo Testamento)

Bíblia de Estudo Pentecostal. Revista Ensinador Cristão – nº 46.

O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.

Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva – Wayne Grudem

Teologia Sistemática Pentecostal -CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário