sábado, 30 de julho de 2011

HUMILDADE, SOBRETUDO DAS TESTEMUNHAS DE CRISTO







“... revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”(1Pedro 5:5).

Humildade é uma condição necessária para todo aquele que quiser ser uma testemunha de Cristo. A humildade foi uma das características marcantes na vida e no Ministério de Jesus -“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...”(Mt 11:29).

Os Cristãos primitivos foram ensinados que o orgulho, a altivez, a soberba eram coisas do mundo e que “... Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes...”(Tiago 4:6). Neste mesmo sentido ensinou o Apóstolo Paulo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”(Fp 2:3).

Pelo que se pode observar, entre os crentes da Igreja primitiva não havia sentimentos de grandeza, orgulho, soberba, superioridade – “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam...” (Atos 4:32).

Portanto, para dar testemunho de Cristo é necessário andar em humildade. Contudo, existem muitas idéias erradas sobre o verdadeiro sentido da humildade. Assim, para que o crente sinta firmeza no seu testemunho de salvo em Cristo vamos considerar o que não é humildade.

1. Humildade não é pobreza. Normalmente quando alguém quer se referir a um irmão muito pobre costuma-se dizer “é um irmão muito humildezinho”. Porém, nem todo pobre é humilde, bem como nem todo rico é soberbo, ou orgulhoso. Existem pobres revoltados pelo simples fato de serem pobres. Não se conformam, têm inveja dos ricos. Humildade e inveja são dois sentimentos que não podem habitar juntos. A presença de um elimina o outro.

2. Humildade não é Ignorância. Costuma-se dizer: “aquele irmão é muito humilde, nem ler ele sabe”. Todavia, para ser orgulhoso, altivo, soberbo, não precisa saber ler. Nem todo analfabeto é humilde e nem todo letrado e sábio tem que ser altivo e soberbo. Por certo que temos muitos Obreiros, especialmente dos mais antigos, que não tiveram o privilégio de cursar nem o primeiro grau, porém, eles mesmos e um grande número de crentes que foram ganhos por eles estão vivendo como verdadeiras testemunhas de Cristo. Por outro lado existe uma nova geração de Obreiros que possuem vários diplomas de curso superior, são muito cultos, escritores, estes sempre gostam de escrever, pelo menos um “livrinho” para ser contado entre os escritores. Muitos destes que deixaram a verdadeira humildade correm o risco de nem estar vivendo como Salvos.

3. Humildade não é acomodação, falta de ideal. Ser testemunhas de Cristo não significa acomodar-se, perder o ideal, a vontade de progredir. Crescer, prosperar, ter objetivos, estabelecer alvos faz parte da natureza do homem e não prejudica sua Salvação, desde que esse homem não permita que nada ocupe o lugar de Deus, como Senhor em sua vida. O acomodado estando desempregado, não se preocupa. Sua casa está caindo, ele não toma qualquer providencia. O jovem acomodado não trabalha, não estuda, não aprende uma profissão. Não tem sonhos. Alguém diz: ele é muito humilde. Nós, porém, diríamos que é acomodado, é uma pessoa sem ideal, talvez doente.
Um homem de Deus, que dá testemunho de salvo, precisa ser humilde, mas, a humildade não pode anular o idealismo, desfazer os sonhos, neutralizar a vontade de vencer, de passar a limpo o que receber no rascunho, de virar para “direito” a roupa que lhe derem no “avesso”. Portanto, humildade não é sinônimo de acomodação.

4. Humildade não significa falta de Autoridade. Ser testemunha de Cristo não significa ser bobo, deixar-se enganar. Humildade não anula direitos. O crente humilde e que vive dando testemunho de salvo pode, em algum momento, julgar conveniente abrir mão de algum direito, mas, isto ele o faz de forma consciente, porque, às vezes, o perder é melhor do que o ganhar. Mas, são atitudes de grandeza espiritual e não incapacidade para fazer valer seus direitos, sua autoridade.
Professor que se julga muito humilde, não mantendo a ordem na sala de aula, não é um professor humilde, mas, um professor sem autoridade. Pais que se julgam muito humilde e que por isto deixam os filhos fazer o que quiserem, não são pais humildes, mas, são pais sem autoridade.
Obreiro que por se considerar muito humilde deixa o mundo e o pecado invadirem a “sua” Igreja por não querer se indispor com ninguém, pode não ser humildade, mas, sim, falta de autoridade de Deus em sua vida.

5. Humildade não é aparência exterior. Ser testemunha de Cristo não é necessário ter cara e nem jeito de “coitado”. Não é pela aparência exterior que identificamos uma pessoa humilde, um crente que esteja dando testemunho de salvo em Cristo. “Ele é muito humilde, não liga para nada, anda mal vestido, não tem vaidade”. Isto pode ser desleixo, falta de higiene, mau gosto no vestir, ou até sovinismo. Humildade não é alimentar-se e vestir-se mal, podendo alimentar-se e vestir-se bem; humildade não é ter um carro velho, podendo ter um novo; humildade não é morar num barraco, podendo morar numa casa confortável.
Quando o crente não pode ter o que é bom e Deus ainda não lhe quis dar, então ele segue vivendo como testemunhas de Cristo e dando glórias a Deus. Porém, quando o crente pode ter todo o conforto e regalias, então ele faz uso de seus bens materiais, segue sendo grato a Deus, vivendo como salvo e dando glórias a Deus.

6. A verdadeira humildade manifesta-se de dentro para fora, não é, apenas, aparência exterior. O Senhor Jesus, disse que era “... humilde e manso de coração”.. É certo que o jovem Jesus não tinha aparência de “coitado”, não andava sujo e mal cheiroso e nem coberto de farrapos. Na noite em que fora preso, sabendo que ia celebrar, primeiro, a Páscoa, pôs sua melhor roupa, uma túnica de alto preço com qual, talvez, tenha sido presenteado. Era uma túnica digna de um Príncipe – “... a túnica, porém, tecida de alto a baixo, não tinha costura”(João 19:23). Humildade é uma coisa, desleixo e mau gosto é outra coisa.
Portanto, para viver como uma testemunha de Cristo é preciso viver em humildade. Ela é o sobretudo do autêntico cristão. Você está vivendo em humildade?

Veja mais alguns textos bíblicos que nos instiga a viver em humildade:
Provérbio 22:4
– “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida”.
Atos 20:19 – “Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram”.
Efésios 4:2 - “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.
Filipenses 2:3 – “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.
Colossenses 3:12 – “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário