sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Hoje, dia 15 de outubro, comemoram-se o dia do professor. Quero, nesta oportunidade, fazer alusão ao professor da Escola Bíblia Dominial. Ele é, antes de tudo, um obreiro. Como obreiro, o professor deve ser aprovado em seu ofício, e ser hábil no manuseio da Palavra de Deus (2Tm 2:15).
O ensino da EBD, levando em conta os seus objetivos, exige da parte do professor o melhor que ele pode dar. Exige que o professor se gaste e seja gasto, no treino, no preparo, na oração, no planejamento. Exige que se entregue a si mesmo, com todas as suas forças.
O professor da EBD não apenas transmite conhecimento, não. O seu verdadeiro papel é contribuir para a transformação de vidas através do ensino da Palavra de Deus, de forma sistemática.
O professor é um representante do pastor para a edificação de uma pequena parcela do Corpo de Cristo, a sua classe. Em classe, o professor da EBD é também o primeiro conselheiro espiritual dos alunos. Isso refere-se não apenas às dúvidas sobre questões bíblicas, mas também à adaptação do ensino bíblico às situações problemáticas vividas pelos alunos.
O professor é e sempre será um modelo para seus alunos, mesmo não o desejando. Isto quer dizer que ele servirá como padrão para seu aluno decidir como será sua atuação na igreja, o quanto ele conhecerá a Bíblia, que tipo de comportamento ele terá em seu dia a dia, quais serão suas opiniões sobre assuntos polêmicos da sociedade moderna, etc.
O ponto de partida para o professor da EBD atuar como o agente de Deus na transformação de vidas é, além da chamada divina, conscientizar-se do que Deus espera que ele faça para exercer com dedicação o ministério do ensino, conforme é requerido em Sua Palavra(ler Rm 12:7).
Querido professor, você é muito importante para o reino de Deus! Tenha sempre como modelo o maior de todos os mestres, Jesus Cristo! Quando pensares em desistir, lembre-se, Jesus nunca desistiu. Deve, portanto, seguir as suas pisadas. A missão é espinhosa, mas o lucro é grande: vidas transformadas e espiritualmente maduras para Cristo. Lembre-se, ensinar, também, faz parte da Grande Comissão (Mt 28:19).
Deus o abençoe sobremaneira!
Feliz dia do professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário