segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aula 08 - O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

Texto Básico: Neemias 10:28-33
“Firmemente aderiram [...] de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos”(Ne 10:29)

INTRODUÇÃO
A reforma realizada por Neemias não se limitou apenas ao aspecto estrutural: física(os muros foram reconstruídos e as portas levantadas), econômica e social(os ricos devolveram as terras e casas que haviam tomado dos pobres e os sacerdotes voltaram a cuidar da Casa de Deus). Mas, sobretudo ao aspecto espiritual. Sem esta reforma, nada do que foi feito permaneceria; tudo seria inútil, pois o pilar sustentador para que o povo de Israel tivesse êxito em todos os aspectos de sua vida, seria a sua posição espiritual diante de Deus; era a condição sine qua non. A reforma espiritual começou com a fome pela Palavra de Deus. O estudo da Bíblia e a oração produziram, no povo de Israel, confissão, choro pelo pecado, alegria da obediência e acerto de vida com Deus. Essa reforma espiritual foi uma das mais profundas de toda a história do povo de Israel.
Após uma exaustiva leitura da Palavra de Deus, liderada por Esdras e Neemias, os israelitas compreenderam que se tivessem guardado a Lei do Senhor não tinham terminado no cativeiro, as cidades não tinham sido devastadas e os muros não necessitavam de reconstrução. O arrependimento pelos pecados cometidos fez com que o povo de Israel assumisse um compromisso de obedecer ao Senhor e à Sua Palavra.
O cristão genuíno deve ter a Palavra de Deus como sua regra de fé e conduta, desde o início de sua fé. Quando isso é feito, sem reservas, passamos a ter comunhão com o Senhor e a sua bendita mão permanece sobre nós.
I. OBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS
A obediência é o que Deus requer do ser humano
, é a sua única exigência (Dt 10:12,13). A desobediência foi sempre a razão de ser do fracasso de todos quantos decidiram servir a Deus (Dt 8:20; Dn.9:11; At 7:39). Aos desobedientes é negado o repouso divino (Hb 3:18), bem como reservado um triste fim (1Pe 4:17).
Possivelmente, um dos mais graves problemas da Igreja contemporânea não seja a falta de conhecimento, mas de obediência. Muitos têm se iludido achando que Deus se agrada se cumprirmos tão somente os deveres litúrgicos, ou seja, se rendermos a Deus um culto formal em alguma igreja. Deus quer de nós, fundamentalmente, sinceridade e obediência à Sua Palavra, pois o “obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm 15:22). Portanto, o culto, a oração, o louvor, os dons espirituais e o serviço a Deus não têm valor aos seus olhos, se não forem acompanhados pela obediência explícita a Ele e aos sues padrões de retidão(cf Is 1:11-20;59:2).
Hoje, estamos precisando de uma nova reforma. Muitas igrejas locais ditas evangélicas têm se desviado pelos atalhos da heterodoxia e seguido doutrinas de homens em vez de firmar-se na Palavra de Deus. Estamos precisando voltar às Escrituras e obedecer-lhas.
1. Um Concerto com Deus. O Concerto foi feito com base na Palavra de Deus. O compromisso era para andar, guardar e cumprir os mandamentos, juízos e estatuto da Palavra. Como bem disse o rev. Hernandes Dias Lopes, “doutrina precisa produzir experiência e experiência precisa desaguar na prática”. Somente quando o povo sai do sentimento para a ação é que a reforma espiritual, o avivamento, apresenta sua forma perceptiva. Foi o que aconteceu com os israelitas. Para que tudo não ficasse apenas num nível sentimental, eles firmaram um Concerto com o Deus do Concerto, guardador de Concertos, e o escreveram e assinaram: “E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos”(Ne 9:38). Agindo assim, eles se comprometeram, coletivamente e publicamente com Deus.
Os israelitas sabiam que não podiam esperar bênçãos de Deus sem obediência à Sua Palavra. A Palavra de Deus era sua carta de alforria. O povo não buscava milagres, não estava atrás de prosperidade e saúde nem procurava os atalhos do misticismo. Eles fizeram Concerto para andar na lei de Deus, para cumprir os mandamentos do Senhor. O grande projeto de vida deles era a obediência. Eles queriam reforma de vida!
2. Os lideres como exemplo (Ne 10:28,29). Os líderes não estão isentos de serem os primeiros a praticar aquilo que Deus ordena. Quando do solene compromisso que os judeus fizeram em servir ao Senhor e obedecer rigorosamente a Sua Palavra, os líderes foram os primeiros a se apresentarem diante de Deus e do povo. O povo nunca está na frente da sua liderança. O povo é como um espelho que reflete sua liderança. Na verdade, os líderes devem ser os primeiros a dar o exemplo daquilo que ensinam e falam. Paulo recomenda a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza" (1Tm 4:12).
Portanto, numa reforma espiritual, ou seja, num Concerto com o Senhor, os líderes devem demonstrar o exemplo que Deus espera diante do povo. Eles estão à frente do povo e são exemplo e modelo para o povo. Neemias, o governador de Judá, é o primeiro a colocar o seu selo sobre o documento (10:1). O seu exemplo estimula os demais líderes. Seguem-se os sacerdotes (10:2-8); em seguida, os levitas (10:9-13) e os chefes de famílias (10:14-27). Finalmente, o resto do povo (10:28). Com a assinatura de todos esses líderes, estava validado o Concerto.
3. A instrução das Escrituras. Se quisermos restauração para a Igreja, precisamos buscar não as novidades, mas voltarmo-nos para as Escrituras. Ao instruir Timóteo acerca do seu ministério, o apóstolo Paulo firmou: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa Obra”(2Tm. 3:16,17). Embora Paulo tenha escrito a um jovem ministro, tais palavras se aplicam perfeitamente a todo o povo de Deus.
POR QUE A INSTRUÇÃO DAS ESCRITURAS É IMPORTANTE?
a) Porque revela Deus.
O Teísmo Bíblico é o sistema cuja fé repousa em um Deus único, pessoal, criador, auto-existente, auto-suficiente, onipotente, onipresente, onisciente, imanente e transcendente na mesma proporção e que subsiste em três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo.
b) Porque revela Jesus Cristo. Dentre as principais doutrinas bíblicas está à encarnação de Jesus Cristo. Ele não poderia ter desenvolvido sua missão se, antes, não tivesse nascido. A encarnação refere-se a união da divindade e humanidade na pessoa de Jesus Cristo(Lc 1:31-35; João 1:1-14; Fl 2:6-8 ).
c) Porque revela o Espírito Santo. “O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade”. A Bíblia mostra que o Espírito Santo não é uma energia, ou apenas um atributo de Deus; Ele é uma pessoa divina.
d) Porque revela o homem. Segundo a Bíblia, o homem e toda a forma de existência no universo, foram criados por Deus. O homem foi constituído de personalidade, racionalidade, moralidade, espiritualidade, sociabilidade, etc...
e) Porque revela o pecado. O homem foi criado para viver em estado de pureza para sempre. Mas ele não se manteve nesta elevada condição. O homem e a mulher desobedeceram a Deus. Desta forma o pecado entrou no mundo.
f) Porque Revela a Salvação. A Bíblia é o único livro que mostra a Solução para o pecado da humanidade. Ela mostra que o Senhor Jesus Cristo, pela sua morte expiatória, comprou a salvação para os homens.
g) Porque revela a ação maligna no mundo. A ação de Satanás no mundo se opõe frontalmente ao plano de Deus para a salvação da humanidade (1Pe 5:8). Ele acusa Deus diante dos homens (Gn 3:1-4) e acusa os homens diante de Deus (Jó 1:9; Ap 12:10 ). Ele também procura destruir a igreja com a introdução de falsos ensinos (1Tm 4:1).
Há tantas perguntas feitas por filósofos e pessoas, e que Deus responde a nós nas Escrituras! Por exemplo: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo?
Além dessas "grandes" perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que devo procurar em um cônjuge? Como posso ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso agradar a Deus? Como posso obter perdão? Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?
Portanto, a palavra de Deus é um tesouro inesgotável para o nosso crescimento espiritual. Por isso, precisamos estudar periódica e sistematicamente a Bíblia, para ensiná-la com excelência a fim de que os resultados sejam evidentes na vida dos nossos ouvintes.
II. UM POVO SEPARADO
1. A união reprovada por Deus
– “e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos”(Ne 10:30). O casamento misto pode produzir conflitos conjugais, desmoronamento do lar, bem como uma educação deficiente dos filhos (Ne 13:23-29). Ao tirar Israel do Egito, Deus ordenou-lhe, de modo claro e veemente, que não se misturasse com outros povos (cf Ex 34:12,16).
Todavia, o casamento misto sempre foi um problema na história do povo de Deus. O dilúvio foi provocado, quando os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens, ou seja, quando houve casamentos entre aqueles que serviam a Deus com aqueles que não O serviam (Gn 6:1-3). Mais tarde, quando o povo de Israel entrou na Terra Prometida, o casamento misto foi uma das causas da apostasia espiritual da nação, desaguando no cativeiro babilônico (Êx 34:16). O motivo, portanto, para proibirem o casamento misto não era racial, mas espiritual. A questão não era preconceito racial, mas pureza doutrinária. A mistura de credos levaria ao afrouxamento das relações com Deus. Esdras (Ed 9:1-3), Neemias (13:23- 29) e Malaquias (Ml 2:10-16) confrontaram esse problema de forma firme depois do cativeiro babilônico.
Portanto, o princípio espiritual tratado aqui é lealdade a Deus. Essas uniões mistas com estrangeiros pagãos eram condenadas pela lei (Ex 34:12-16; Dt 7:3; Ed 9:12,14), mas era permitida quando o estrangeiro era convertido a Deus. Rute, por exemplo, sendo moabita, casou-se com Boaz e tornou-se membro da família genealógica do Messias.
Muitos casamentos mistos eram feitos também por vantagens financeiras. A ascensão social era uma tentação naqueles dias difíceis e o casamento misto oferecia uma escada atraente. No tempo de Neemias era um meio de subir socialmente.
Esse problema estava presente também no primeiro século da Igreja, o que levou o apóstolo Paulo a posicionar-se firmemente contra essa prática (2Co 6:14- 17). O casamento misto ainda hoje é um grande problema.
2. A dolorosa separação.
Não sabemos o motivo dos casamentos mistos terem sido tão frequentes na ocasião do exílio, mas sabemos que Deus se desagradara deles, e que exigia uma mudança urgente daquela situação. Neemias relata que houve consenso entre os filhos de Israel, de não entregarem suas filhas para os povos da terra, nem desses povos tomarem esposas para seus filhos(Ne 10:30). Deve ter sido uma situação muito difícil para aqueles homens, pois haviam se aparentado com estrangeiros há bastante tempo. Não é fácil cortar laços familiares antigos, mas Deus o exigiu, a fim de que o povo pudesse ser abençoado e cumprisse os mandamentos do Senhor.
Os casamentos mistos foram tão sérios em Israel que até filhos de sacerdotes se casaram com mulheres estrangeiras (Ed 10:18; cf Ne 13:28). Isto quase atingiu fatalmente o coração da religião judaica. Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, casou-se com uma filha de Sambalate, o grande inimigo dos judeus, sendo expulso do Templo (13:28). Havia regulamentos especiais que governavam o casamento dos sacerdotes (Lv 21:6-8,13,14; Dt 23:8-11). O casamento é considerado um pacto entre duas pessoas e Deus (Pv 2:17; Ml 2:14). Assim, o casamento misto corrói a própria base do casamento. O lar deve ser a base da sociedade, a estrutura sobre a qual uma nação se constrói.
3. O jugo desigual. Entre as diversas formas com que Deus pode ser esquecido como único e verdadeiro Deus é justamente quando um de seus filhos ou filhas resolve se unir com quem não é filho dEle. Esse tipo de convivência tende a suprimir a fé de um dos cônjuges, e afastá-lo de suas crenças e culto. Essa é uma forma de se negar a Deus, e começa justamente pelos sentimentos que uma crente nutre por um, ou uma, não-crente. Deus pode parecer radical para algumas pessoas hoje, mas Deus deixa claro o motivo: "pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses". Portanto, Deus, em sua sabedoria, determinou que o povo fosse preservado em sua fé também a partir do matrimônio.
Citando o rev. Hernandes Dias Lopes, com respeito ao casamento misto há três possibilidades: (1) o cônjuge incrédulo não se converter; (2) o cônjuge incrédulo converter-se; (3) o cônjuge crente afastar-se da igreja. Setenta e cinco por cento dos casamentos mistos tornam-se experiências amargas para o cônjuge crente. Você teria coragem de pegar um vôo para determinado destino sabendo que naquela rota 75% dos vôos estão caindo? Você se aventuraria num casamento misto, sabendo que 75% por cento deles estão naufragando ou enfrentando sérios problemas?
Os jovens precisam se acautelar nessa área vital da vida. Creio que todo jovem crente precisa observar alguns aspectos antes de dizer sim no altar. A pessoa com quem vai se casar já nasceu de novo? É uma pessoa que tem caráter aprovado? Ela possui valores familiares sólidos? É uma pessoa que respeita os pais? Ela respeita você? Essa pessoa ama você e demonstra isso em palavras e atitudes? Seus pais apóiam esse relacionamento? As pessoas que acompanham você testificam positivamente acerca desse relacionamento?
O apóstolo Paulo admoesta:Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”(2Co 6:14).
III. O CUIDADO COM O TEMPLO DO SENHOR
1. O Templo (Ne 10:32).
O Templo, que é chamado “casa de Deus”, era apenas um local escolhido por Deus para que se tornasse visível a sua aliança com o seu povo; jamais representando o local onde Deus estivesse, pois o Senhor jamais poderia ser contido em um edifício, como reconheceu o próprio Salomão, que, no dia mesmo da dedicação do templo, afirmou que “… os céus e a terra não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado…” (2Cr 6:18b). Era um local onde Deus manteria fixos os seus olhos e o seu coração todos os dias, a fim de que o seu nome fosse perpetuamente estabelecido em Israel (2Cr 7:16).
Não somente ao povo de Israel, mas o Templo era um lugar escolhido para que Deus se manifestasse, através de Israel, a todos os povos, pois o Senhor também prometeu que ouviria ali a oração do estrangeiro, ainda que viesse ele de terras remotas (2Cr 6:32,33). Não é por acaso que o Templo de Salomão se fez conhecido em todo o mundo antigo e foi considerado como uma das sete maravilhas do mundo antigo. Entretanto, foi destruído por Nabucodonosor, por permissão divina, como punição ao povo de Israel por ter pecado contra Deus.
O cativeiro da Babilônia, como profetizado por Jeremias, durou setenta anos (2Cr 36:21), tendo, de modo milagroso, Ciro, o rei da Pérsia, permitido e até ordenado que o povo de Judá retornasse à Palestina e edificasse novamente o Templo de Jerusalém (2Cr 36:23). Assim, a própria ordem de retorno tinha em si a ordem de edificação do Templo. Deus, assim, demonstrava que havia a necessidade de o povo não só reconstruir a nação no seu território prometido, mas também o lugar de adoração ao nome do Senhor, o que nos demonstra, claramente, que o Templo está indissoluvelmente relacionado com o destino de Israel e de sua aliança com Deus.
Agora, com a reabilitação espiritual do povo de Israel sob a liderança de Neemias, as contribuições para a manutenção do Templo (Ne 10:32-38) e as festas foram restabelecidas. Para o povo de Israel, servir a Deus naquele santuário era um ato de indizível gozo. Infelizmente, hoje, muitos já não sentem alegria de estar na casa de Deus.
Israel perdeu, novamente, o seu Templo no ano 70 dC, quando o mesmo foi destruído pelo Exército Romano, sob o comando do General Tito, cumprindo-se a profecia de Jesus de que não ficaria no Templo “...pedra sobre pedra que não seja derribada”(Mt 24:2). Como sabemos, Israel continua até hoje sem ter o seu Templo. Não tendo Templo, também não pode ter Sacerdotes e nem pode realizar os Sacrifícios. Portanto, os muitos dias sem “Sacrifícios e sem Éfode”, profetizados por Oséias (Os 3:4), ainda não se completaram. A história está em andamento; a Profecia de Oséias, em relação ao Templo, ainda está para se cumprir. Da mesma forma que ela se cumpriu em relação ao “Rei e ao príncipe”; em relação à “Estátua e Terafins”, ela também se cumprirá em relação ao “Sacrifico e ao Éfode”, com a reconstrução do Santo Templo.
Acreditamos que a reconstrução do Santo Templo constará como sendo uma das clausulas do concerto que o Anticristo celebrará com os Judeus - “Ele firmará um concerto com muitos...”.
O que devemos ter como certeza bíblica é que o Templo será reconstruído, pois as palavras ditas por Jesus ainda não foram cumpridas e será necessário a existência do Templo para que elas se cumpram, pois, ele disse: ”Quando, pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê entenda”(Mt 24:15). É ponto pacífico de que este “lugar santo” que será profanado pela colocação de um ídolo, ou pela própria pessoa do Anticristo, refere-se ao Templo. O Senhor Jesus proferiu seu sermão escatológico, no Monte das Oliveiras, no ano 33 dC, apontando para o futuro, ao dizer: ”Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o Profeta Daniel, está no lugar santo...”. O Templo existente naquele momento foi destruído no ano 70 d.C. Não há qualquer registro de que os Romanos tenham introduzido algum ídolo naquele Templo, exigindo que o mesmo fosse adorado.
Do ano 70 até hoje, os Judeus nunca mais tiveram um Templo. Isto nos leva a ter que admitir que para que se cumpram as palavras de Jesus registradas em Mateus 24:15; para que se cumpram as profecias de Daniel 9:26,27); para que aconteça o que Paulo afirmou, dizendo que o Anticristo ”... se assentará, como deus, no Templo de Deus...”(2Ts 2:4), então temos que crer que um novo Templo terá que ser construído. E será, no mesmo lugar onde foi construído o Templo de Salomão. Não sabemos quando, mas, sabemos que será, pois, sua construção está inserida no sermão escatológico de Jesus, e ele disse que ”O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”(Mt 24::35).
2. O dia de adoração(Ne 10:31). Um dos sinais de todo reavivamento na História de Israel foi o retorno à observância do dia do Senhor. Nesse dia não se deveria comprar nem vender. Não se deveria negociar nem buscar lucros; por esta razão, o comercio foi proibido dentro da cidade no sábado. Decidindo honrar primeiramente a Deus, os israelitas recusariam fazer do dinheiro o seu deus.
Deus instituiu um dia para o descanso. Um dia para o homem cessar suas atividades de comprar e vender e voltar-se para Ele em adoração. Nesse dia, nenhum trabalho deve ser feito; é o dia do Senhor. A quebra do sábado era profanação da religião judaica. O domingo é o dia do descanso do povo de Deus. O sábado é o memorial da criação. O domingo é o memorial da ressurreição.
Hoje, porém, o comércio está abrindo aos domingos, os crentes estão buscando no dia do Senhor tanto o trabalho quanto outras atividades afins. Hoje, os crentes já não se preparam mais para o dia do Senhor. Nossas festas de entretenimento e confraternização avançam na madrugada do sábado e entram no dia do Senhor e aí as pessoas preferem dormir a ir à Casa de Deus. Não buscamos mais o Senhor em primeiro lugar. A busca do lucro ou do lazer em vez da busca da piedade pode ser um grande laço espiritual. É por essa porta que começa a secularização da igreja.
3. A manutenção da Casa do Senhor (Ne 10:37-39). Neemias 10:32,33 mostra que o avivamento em Israel passou também pelos recursos financeiros que o povo deveria dispor para o sustento do culto ao Senhor. Além dos dízimos, a oferta de um terço de um siclo, oferta de lenha e oferta de primícias foram consideradas como necessárias para que o culto pudesse transcorrer dentro dos preceitos divinos. Como cristãos, precisamos entender que Deus espera que coloquemos o nosso coração nas contribuições para a sua casa. Os valores que separamos para entregar no santuário servem para custear as despesas de nosso culto, pois não recebemos subsídios governamentais para adorar ao Senhor.
CONCLUSÃO
Que "Concerto fiel" a igreja evangélica deveria assumir com Deus hoje? O conhecimento da Palavra deve nos levar a um compromisso de Concerto com Deus e a uma reforma espiritual. Esta reforma espiritual pode ser liderada por poucos, mas deve ter a participação de todos. Os nossos compromissos com Deus não devem ser apenas gerais, mas também, e, sobretudo, em áreas específicas como santificação, casamento, dia do Senhor, contribuição e adoração.
------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular(Novo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Revista Ensinador Cristão – nº 48.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico Beacon – CPAD.
Comentário Bíblico NVI – EDITORA VIDA.
Hernandes Dias Lopes – Neemias -o líder que restaurou uma nação.
Ev. Caramuru Afonso Francisco - A Reconstrução do Santo Templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário