quinta-feira, 12 de abril de 2012

NÃO PAGUE O BEM COM O MAL

“Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa” (Pv 17:13).
Alguém já disse que pagar o bem com o mal é demoníaco, pagar o bem com o bem é humano, mas pagar o mal com o bem é divino.
Salomão não está falando aqui de ação, mas de reação. Não se trata de iniciar uma ação na direção de alguém, mas de reagir a uma ação direcionada a nós.
O caso é que alguém pensou em nós, planejou o melhor para nós e fez o máximo bem a nós. Como retribuiremos tanta bondade? Como reagiremos a essa ação tão generosa?
A atitude que todos esperam de nós é pagarmos o bem com o bem. No entanto, alguns indivíduos, mesmo sendo alvos do bem, retribuem com o mal. Mesmo abraçados, respondem com pontapés. Mesmo abençoados, reagem com injúrias e maldições.
Jesus andou por toda a parte fazendo o bem. Curou os enfermos, levantou os paralíticos, purificou os leprosos, ressuscitou os mortos e anunciou o reino de Deus aos pobres. Como a multidão retribuiu tanta generosidade? Clamaram por seu sangue. Gritaram com sede de sangue diante de Pilatos: Crucifica-o, crucifica-o.
Aqueles que pagam o bem com o mal receberão o mal sobre si mesmos. Aqueles que promovem a violência serão vítimas da violência. Aqueles que transtornam a casa dos outros verão sua casa transtornada.


Rev. Hernandes Dias Lopes
Gotas de Sabedoria para a Alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário