sexta-feira, 20 de abril de 2012

UM HOMEM TOLO É MUITO PERIGOSO


“Melhor é encontrar-se uma ursa roubada dos filhos do que o insensato na sua estultícia” (Pv 17.12).


Uma ursa, quando é roubada de seus filhos, fica muito violenta. Aproximar-se dela é colocar a vida em risco.  A ursa é brava, forte, rápida c violenta. Não é sensato tentar medir força com ela, nem é seguro enfrenta-la cara a cara. Pois o sábio diz que lidar com uma ursa roubada dos filhos é melhor do que se encontrar com um homem sem juízo, ocupado em sua estultícia.
O homem tolo é um laço de morte. Ele é assaz perigoso. Suas palavras são como uma armadilha. Suas atitudes são néscias e comprometedoras. Sua reação é intempestiva e violenta.
Não é prudente lidar com pessoas irresponsáveis. Não é sensato conviver com aqueles que vivem dissolutamente.
O primeiro degrau da felicidade é não darmos guarida aos conselhos perversos dos ímpios, afastarmos nossos pés do caminho dos pecadores e não nos envolvermos nos esquemas dos escarnecedores.
O apóstolo Pedro abandonou Jesus no Getsêmani, seguiu-o de longe até o pátio do sumo sacerdote, mas, quando se misturou com os escarnecedores, negou-o três vezes, e isso de forma vergonhosa.
O filho pródigo, enquanto vivia na casa do pai, estava protegido da dissolução, mas, ao rumar para um país distante, envolveu-se em muitas aventuras e gastou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
Não ande com os tolos. Não se ponha a caminho com os insensatos.


Rev. Hernandes Dias Lopes
Gotas de Sabedoria para a alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário