sexta-feira, 26 de setembro de 2014

4º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÕES BÍBLICAS CPAD


 


 



 

No 4º Trimestre de 2014 estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: Integridade Moral e Espiritual - O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje.  As lições serão comentadas pelo pastor Elienai Cabral, e estão distribuídas sob os seguintes títulos:

Lição 1: Daniel, Nosso “Contemporâneo”.
Lição 2: A Firmeza do Caráter Moral e Espiritual de Daniel.
Lição 3: O Deus que Intervém na História.
Lição 4: A Providência Divina na Fidelidade Humana.
Lição 5: Deus Abomina a Soberba.
Lição 6: A Queda do Império Babilônico.
Lição 7: Integridade em Tempos de Crise.
Lição 8: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias.
Lição 9: O Prenúncio do Tempo do Fim.
Lição 10: As Setenta Semanas.
Lição 11: O Homem Vestido de Linho.
Lição 12: Um Tipo do Futuro Anticristo.
Lição 13: O Tempo da Profecia de Daniel.

***

O livro de Daniel é um livro histórico e também profético. Ele descreve o passado, discerne o presente e antecipa o futuro. É um manual singular acerca da soberania de Deus na história. Trata de temas relevantes como juventude corajosa, vida acadêmica, política externa, acordos internacionais, batalha espiritual e profecia. Aborda, outrossim, temas pessoais como santidade, oração, jejum e estudo da Palavra de Deus. O livro revela extraordinários milagres de Deus, mas, sobretudo, fala de muitos homens fiéis que passaram pelo vale da morte e pelos corredores da fama sem perderem sua integridade, ainda que cercados por um ambiente com cheiro de enxofre.

O livro de Daniel é chamado de “O Apocalipse do Antigo Testamento”. Deus abriu as cortinas do futuro e revelou a Daniel os fatos que haveriam de suceder ao longo da história. Esse livro proclama-nos que as coisas acontecem porque Deus as determina.

O tema do trimestre é: “Integridade Moral e Espiritual - O Legado do Livro de Daniel”. O tema é bastante pertinente, pois estamos no fragor de uma crise avassaladora, a crise de integridade.

Segundo o Rev. Hernandes Dias Lopes (1), “a crise de integridade está presente na família, nas instituições públicas, na educação, no comércio, na política e na igreja. Falta integridade nos palácios, nas casas de leis, nos tribunais e até nas igrejas. Os problemas que atingem a sociedade contemporânea não são periféricos, eles afetam as questões cruciais. Não apenas os absolutos morais são questionados, mas também os critérios da própria verdade.

“A mensagem do livro de Daniel pode não ser popular e palatável, mas é desesperadamente necessária. Ela faz uma radiografia da própria alma, investiga os recessos do coração e lança luz nos corredores sombrios da vida. Daniel viveu num tempo em que a verdade estava sendo pisada, os valores morais estavam sendo escarnecidos e a religião tinha perdido sua integridade.

“Este livro trata da soberania de Deus na história e também do cuidado de Deus por aqueles que se agradam de temer o seu nome. Deus se importa com o destino das nações e também com o seu destino. Aquele que sustenta o universo, dirige a história e governa a igreja é o mesmo que cuida de você e lhe conduz em triunfo. Ele conhece cada célula de seu corpo e cada fio de cabelo de sua cabeça. Todos seus dias foram contados e determinados por Ele.

“Daniel é um livro histórico e profético. Olha para o passado, interpreta o presente e descobre o futuro. Nada escapa ao controle de Deus, mesmo quando Sua presença ou Sua providência parecem não ser vistas na terra. As rédeas da história não estão nas mãos dos poderosos deste mundo, mas nas mãos daquele que está assentado no alto e sublime trono.

“Daniel tem uma mensagem ética clara para nosso tempo. Revela-nos como podemos ser íntegros na adversidade ou na prosperidade. Mostra-nos como devemos confiar em Deus não simplesmente por aquilo que Ele faz, mas por quem Ele é. A mensagem de Daniel nos ensina que em vez de uma corrida frenética atrás de milagres, deveríamos buscar avidamente a integridade. Em vez de buscar sofregamente as bênçãos de Deus, deveríamos ansiar por conhecer mais profundamente o Deus das bênçãos. Deus é mais importante que Suas dádivas. O Abençoador tem mais valor que a bênção. O Doador é mais importante que a dádiva. Aqueles que conhecem a Deus são ativos e fortes e jamais se curvam diante dos homens.

“Mas, também, este livro tem uma mensagem profundamente consoladora. Ele abre a janela do tempo e mostra-nos a linda paisagem de Deus governando o mundo e conduzindo Sua igreja a um final vitorioso. Não importa se aqui cruzamos vales escuros, estradas crivadas de espinhos; não importa se aqui somos despojados dos tesouros da terra e somos banidos para as prisões; não importa se o mundo inteiro nos odeia e se o diabo lança contra nós sua fúria indômita, a igreja de Deus, selada por Deus, amada por Deus é mais que vencedora. Ela, em breve, tomará posse de sua herança. Sua herança é incorruptível e imarcescível. Sua glória é eterna. Seu destino é o céu.

“Ao estudar este livro você estará com o mapa do futuro nas mãos e saberá que o final da história já está definido: é a vitória gloriosa de Cristo e de Sua igreja”.

Meu desejo é que você saia desse trimestre mais firme na fé, mais enriquecido na graça, mais consolado pela verdade, mais ansioso pela volta do Senhor Jesus!

_________

 

(1) “DANIEL – Um homem amado no Céu” (Rev. Hernandes Dias Lopes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário